Descrição
Houve um roubo na escola e como membros do Detective Club só vocês podem revelar o culpado, mas atenção: todos são suspeitos! Afirma a tua inocência colecionando conjuntos de Cartas Alibi enquanto te livras de pistas incriminatórias. Quem vencerá: Ladrão ou o Detetive?
Este jogo contém:
- 2 Baralhos de 60 cartas cada
- 1 Tabela com pontuação
- 1 Lápis com borracha
- 1 Folha de instruções
Idades: 6+
Duração: 15 min
Jogadores: 2+2
Como Jogar:
1. Virem as carta de topo do monte Cartas Objeto Roubado e coloquem sobre a mesa, virada para cima. Esta carta representa o crime a desvendar. Ao objeto roubado correspondem 3 pistas no monte de cartas pista. Quem tiver 2 destas pistas incriminatórias na sua mão pode ser acusado.
2. Começa o jogador mais novo que lança o dado para determinar a ação a realizar. Depois da ação passa ao jogador à esquerda que repete o processo.
3. Ao longo do jogo todos terão de:
- Identificar suspeitos ao detectar jogadores com cartas pista do objeto roubado.
- Apontar suspeitos no bloco de notas, para não se esquecerem.
- Formar alibis, juntando, na sua mão, grupos de 3 cartas pista (da mesma cor) de objetos que não foram roubados.
- Livra-se das cartas pista do objeto roubado na vossa mão.
4. Quando formas um ALIBI:
Grita ALIBI para que todos ouçam e escolhe:
- Acusar outro jogador;
- Ou ver 1 carta de cada um dos adversários;
5. Alguém acusa outro jogador:
Só jogadores com Alibis podem acusar outro jogador.
- Para o fazer, o jogador que acusa tem de devolver 1 Alibi ao monte de cartas de Pista e Baralhá-lo.
- O jogador acusado mostra o seu jogo.
Se o jogador acusado tem duas ou mais cartas Pistas do objeto roubado:
- É o Ladrão! Foi apanhado e perde o jogo.
- O detetive que acusou vence o jogo.
Se o jogador acusado tem 1 ou nenhuma pista do objeto roubado:
- A acusação está errada! O jogador acusado troca 1 carta, à escolha com o jogador que o acusou.
6. Depois de feita a acusação, passa ao jogador à esquerda que lança o dado e repete o procedimento. Se um jogador ficar sem cartas na mão, tira 3 novas do monte de cartas Pista.
O jogo termina quando:
- O monte de cartas de pista fica sem cartas – O ladrão vence!
- O ladrão for apanhado – O detetive vence!